quinta-feira, 14 de maio de 2009

Betinho, Sermão da Montanha, pensamento de Gandhi e oração de São Francisco


BETINHO
Betinho integrou as forças que resultaram no
impeachment do Presidente da República Fernando Collor. Mas o projeto pelo qual se imortalizou foi, provavelmente, a Ação da Cidadania contra a Miséria e Pela Vida, movimento em favor dos pobres e excluídos. Ele ajudou muito aos pobres, foi também um grande seguidor de Deus .

SERMÃO DA MONTANHA
Nosso Senhor Jesus Cristo fez o seu primeiro grande sermão, no alto de um monte, e o iniciou enumerando as oito bem aventuranças.
Hoje, existe um tão grande desconhecimento da doutrina católica, e uma tal deturpação dela, que consideramos útil resumir, para os leitores de nosso site, o que comentaram os grandes santos sobre esse Sermão e sobre as oito bem aventuranças.


PENSAMENTO DE GANDHI
Gandhi foi o maior líder da não violência no século XX. Teve como fontes de inspiração Tolstoi e o cristianismo; ao mesmo tempo, bebeu na fonte do hinduísmo, a religião de seu povo. Dizia que:
Ser não violento não é contentar em amar aqueles que nos amam. A não violência começa a partir do instante em que se ama aqueles que nos odeiam. Não ignoro as dificuldades desse grande mandamento de amor. Mas não é assim com todas as coisas boas e grandes? A mais difícil de todas é amar os inimigos. Mas se quisermos realmente chegar a isso, a graça de Deus virá nos ajudar a superar os obtáculos mais temíveis.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO
Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa paz!
Onde houver ódio que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz!
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado!
Pois é dando, que se recebe,
é perdoando, que se é perdoado,
e é morrendo, que se vive para a vida eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário